Arranque das sondagens ICS/ISCTE

No dia 8 de Março, serão conhecidos os resultados do primeiro de uma série de estudos sobre atitudes e comportamentos políticos realizados por uma equipa do ICS-ULisboa e do ISCTE-IUL para a SIC e o Expresso.

Este estudo tem quatro blocos principais: um bloco de perguntas de caracterização sócio-demográfica e sócio-política; perguntas de avaliação da situação política e económica; uma pergunta de intenção de voto, cujas respostas são recolhidas através de simulação de voto em urna; e um bloco temático que será diferente em cada estudo. As questões dos primeiros três blocos serão colocadas em todos os estudos a realizar ao longo deste ano, permitindo acompanhar a sua evolução ao longo do tempo. Serão estes os resultados a divulgar no dia 9.

O último bloco é temático, rodando de estudo para estudo. Nesta primeira sondagem incluem-se questões sobre a avaliação que os portugueses fazem da qualidade de alguns serviços públicos — saúde (hospitais públicos e centros de saúde), forças de segurança, ensino superior, escolas públicas e transportes públicos — e sobre a sua percepção acerca de como essa qualidade evoluiu desde que o actual Governo entrou em funções. Incluem-se também neste bloco questões sobre os CTT e a Caixa Geral de Depósitos. Estes resultados serão divulgados aqui, na SIC e no Expresso no dia 16 de Março.

Visite as páginas do site para conhecer um pouco melhor o projecto e os seus objectivos, a equipa e a metodologia utilizada. Na secção Estudos, poderá ter acesso a uma descrição das características principais de cada sondagem e aceder ao questionário e a tabelas com as frequências de todas as variáveis e alguns cruzamentos, assim como a um relatório que analisa os principais resultados. Passados seis meses sobre cada estudo, serão disponibilizadas também as próprias bases com os micro-dados, totalmente anonimizadas, para possam ser usadas e analisadas por todos os que se interessam por estes temas.

Nesta secção Blog, poderá encontrar não só ligações para artigos e notícias sobre estes estudos, mas também peças escritas propositadamente para este site pelos membros da equipa, explorando aspectos específicos dos resultados.